Secretarias

21 de March | 11:21

Gestão financeira do Sintego é compartilhada em oficina da CUT Nacional

Tesoureira do Sintego e presidenta da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO), Bia de Lima foi convidada pela Secretaria de Administração e Finanças da CUT Nacional a apresentar sua experiência na condução das finanças daquela entidade, principalmente quanto à modernização, a solidariedade com os movimentos sociais, a trajetória de luta e mobilização de massas, ou seja, ações que visam fortalecer e garantir direitos para a categoria. A fala de Bia aconteceu dentro da Oficina sobre Gestão Sindical, realizada nos dias 19 e 20, no Instituto Cajamar, em Cajamar (SP).

A experiência do Sintego na aplicação dos princípios CUTistas está foi compartilhada por outros sindicatos e categorias. A partir desta oficina, a CUT pretende elaborar uma proposta de gestão sindical a ser apresentada a todas as entidades que compõem a sua base. "Foram dois dias de intensos debates e formulações com dirigentes e representantes de algumas escolas da CUT e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A tarefa é pensar as ações nas áreas política, de organização e administração, para melhor formatar uma proposta da Central para a gestão sindical", comenta Bia.

Com esta oficina, a expectativa da CUT é promover uma reflexão sobre os fundamentos que norteiam a concepção de sindicato cutista e suas implicações na gestão dos sindicatos. Também pretendeu socializar algumas experiências de entidades cutistas que implementam estratégias de gestão sindical buscando articular  as dimensões burocrático-administrativas com ação político-organizativa dos trabalhadores, como é o caso do Sintego.

Fonte: CUT/GO